COMO NÃO PROVOCAR A DEPENDÊNCIA QUÍMICA?

Há 2 anos eu descobri um termo novo... CODEPENDÊNCIA:

Codependência é um termo da área de saúde usado para se referir a pessoas, geralmente parentes, fortemente ligadas emocionalmente a uma pessoa com séria dependência física e/ou psicológica de uma substância (como álcool ou drogas ilícitas) ou com um comportamento problemático e destrutivo (como jogo patológico ou um transtorno de personalidade). É um fato conhecido que a dependência patológica causa grande impacto e sofrimento na vida das pessoas próximas, mas poucos percebem como a codependência é altamente prejudicial para ambas partes envolvidas. Ao invés de ajudar o dependente a melhorar, certos tipos de codependentes acabam reforçando o comportamento patológico.
O codependente acredita que sua felicidade depende da pessoa que tenta ajudar, e assim se torna dependente dele emocionalmente, procurando ajudá-lo seja sendo excessivamente permissivo, tolerante e compreensivo com os abusos do outro, seja sendo excessivamente controlador, perfeccionista e autoritário. É comum que o codependente coloque as necessidades do outro, acima de suas próprias. É comum que desenvolvam duplo vínculo.
 
COMO NÃO SER UM CODEPENDENTE?
 
1- Não provoque as pessoas.
2- Não diga o que elas devem ou não devem fazer. Cada um sabe o que deve fazer e se precisar de ajuda, a pessoa pede conselho.
3- Não faça pressões psicológicas desnecessárias.
4- Não seja ansiosa ou provoque ansiedade nelas.
5- Evite cultivar uma vida de problemas sem comentar as soluções ou palavras positivas sobre o assunto, pois tudo um dia se resolve.
6- Não" ajude" excessivamente, muitas vezes, encontrar a ajuda com as próprias "pernas", torna a pessoa mais adulta.
 
 
Enfim, tenha uma vida pacífica com você mesmo e não tente ser o outro...

Comentários

  1. Ser feliz depende de muitas pequenas coisas, por exemplo: Qual foi a última vez que vc saiu para um lugar legal? Comeu aquela comida gostosa? Vestiu aquela roupa bacaninha? Ser feliz sozinho independe de qualquer cirscuntância. Tah deprimida? Faça algo que quer muito como se amanhã não existisse... desta forma, fica fácil ajudar alguém, quando a pessoa estiver pedindo ajuda, pois, muitas vezes, seu exemplo vale muito mais do que mil palpites e cobranças infundadas que deixam as pessoas psicologicamente vulneráveis numa condição de transtorno à procurar o álcool ou outras drogas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ATENDIMENTO NEUROPSICOPEDAGÓGICO

DEPENDÊNCIA QUÍMICA E EXCLUSÃO SOCIAL

Platatorma de Avaliação e Acompanhamento NEURON Up