NOVAS ABORDAGENS DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS!

Por: Emmanuela Barros de Almeida
Especialista em Assistência Social- Pedagoga

Olá Pessoal!


Hoje venho postar para vocês um pouco das novas práticas importantes para o conhecimento preventivo do uso indevido de drogas, crimes e violências. As estratégias mudam,e as pesquisas avançam... desde 2011 estamos nesta busca de conhecimento, projetando ações e estudando resultados em várias gestões escolares e políticas aqui da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania. Essas ações precisam agora evitar chocar os jovens, muito menos as crianças, que estão em formação psicológica e biológica cerebral.

v   O Relatório Mundial sobre Drogas de 2008 informa que o Brasil tem cerca de 870 mil usuários de cocaína e que o consumo aumentou de 0,4% para 0,7% entre pessoas de 12 a 65 anos, no período entre 2001 e 2004, o equivale acréscimo de cerca de 75%. O Brasil é o segundo maior mercado das Américas, com 870 mil usuários, atrás apenas dos Estados Unidos, com cerca de seis milhões de consumidores.
v      FONTE: UNODC - Escritório das Nações Unidas de Drogas, Crimes e Violências. http://www.unodc.org

Encrementar as ações com projetos de vida, sonhos, brincadeiras, brindes, atividades lúdicas é o melhor caminho. Não mais aqueles slides de drogados, tipos e efeitos de drogas que só fazem a meninada desafiar os professores e os pais, dizendo que são fortes e não morrem usando drogas lícitas e ilícitas.

Diante de resultados negativos do uso dessas ferramentas ultrapassadas, formulamos novas estratégias que estão em teste. Motivar a prevenção à vida com muita arte, ludicidade e brincadeiras.

 OS PALHACINHOS, MARIA CLARA E JOÃO FORAM USUÁRIOS DE DROGAS E MESMO EM TRATAMENTO DE DESINTOXICAÇÃO, TRABALHAM PELA PREVENÇÃO DAS CRIANÇAS POR MEIO DO TEATRO APOIADO PELA PASTORAL DA SOBRIEDADE!

Jovens protagonistas do trabalho de prevenção ao uso de drogas!
MURAL DE ARTES DA ESCOLA 


 ATIVIDADES DA PROFESSORA LUCIANA PESSOA ARTISTA PLÁSTICA COM OS ALUNOS SOBRE DROGAS

CURSO REALIZADO PARA OS PROFESSORES ANTES DAS AÇÕES NA ESCOLA

OS PROFESSORES SENDO HOMENAGEADOS NA ESCOLA

Questionário dos mediadores da roda de crianças
(
Educação Infantil e Ensino Fundamental 1)

 1.Vocês gostam de brincar?

2. Vocês sabem o que pode fazer mal a vocês?

3. E Drogas? Vocês sabem o que são?

4. O que acontece quando a pessoa usa droga?

5.Vocês brigam na escola?

6. Vocês acham certo brigar ou brincar na escola?

7. Se vocês brigarem, vão ter amigos para brincar sempre na escola?

PREVENÇÃO PRIMÁRIA: Os aspectos psicopedagógicos do ato de mamar com o prazer de fumar.

 FONTE: GIKOVATE, Flávio. DROGAS- A MELHOR EXPERIÊNCIA É NÃO USÁ-LAS. Editora Moderna, SP, 2009.
Segundo o Psiquiatra Flávio Gikovate, o prazer de um fumante é associado à proteção emocional que o ato de mamar no colo da mãe, fica programado na mente do ser humano, quando encontra um problema de difícil solução ou simplesmente porque quer ter acolhimento biológico. O vício de mamar de uma criança, só se interrompe quando os pais retiram o peito, e acabam trocando por chupetas e mamadeiras, com o prolongamento do prazer artificial de proteção emocional. As drogas, vieram por meio do fumo, primeiramente, traduzindo esta mesma necessidade biológica perdida na primeira infância, dando o mesmo prazer artificial que as mamadeiras e as chupetas, potencializadas por substâncias químicas destruidoras e agressivas ao corpo humano e que transformam a mente em um reservatório psíquico de prazeres artificiais e causam a dependência.


RENATO RUSSO...  O método de tratamento dos 12 passos... Dos Narcóticos Anônimos- NA

Para receber nossas apostilas de prevenção para educadores, envie um e-mail para: emmanuela.almeida@sejus.df.gov.br

Obrigada pela sua ação na sua escola, ela é muito importante para todos nós cidadãos!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DEPENDÊNCIA QUÍMICA E EXCLUSÃO SOCIAL

Platatorma de Avaliação e Acompanhamento NEURON Up

ATENDIMENTO NEUROPSICOPEDAGÓGICO