JOVENS E A ESCOLA... Por quê eles não querem estudar tanto?


Hoje, que sou uma mulher formada e profissional na área de pedagogia repenso... Por quê os jovens não se interessam pela escola? E lembrando meus 10 anos de idade, quando eu tive minhas primeiras disciplinas difíceis na escola, não sabia quase nada de matemática, a letra era horrível e vivia recuperando as redações com a professora no meu pé, paro para pensar que eu tinha tudo para não ter sucesso...
ENTÃO? Qual foi o caminho que mudou a minha trajetória educacional, se eu detestava escola e era tão ruim nas disciplinas mais importantes?

A PRESENÇA DA FAMÍLIA
EXEMPLO EM SOCIEDADE
VALORES MORAIS
CULTURA
CONVERSA... E MUITA CONVERSA 

Tudo isso mudou meu curso de vida, mas...

HOJE...

O QUE OS JOVENS PRECISAM PARA GOSTAR DA ESCOLA?????

Primeiro eles precisam ver alguém estudando em casa. Crescer com livros nas estantes nos leva à curiosidade de um dia abri-los! Ver adultos lendo, colegas estudando, passando em provas, sendo elogiados... é o que chamamos de produto do meio. Lembro que meus pais tinham uma estante cheia de livros em casa... e isso me dava a sensação de continuar na escola a partir da minha casa. Era confortável olhar para aquelas enciclopédias brilhantes... livros coloridos de vários tamanhos e cores. Mas...hoje...a internet mudou nossa cultura de acumulação de livros e na minha casa, talvez na sua também, quase não se compram mais livros ou enciclopédias.

A ESCOLA É UM PEQUENO MOMENTO SOCIAL

Todo mundo um dia passou pela escola... e sabemos que sofrer BULLING é coisa antiga... DEVER DE CASA sempre existiu... e professores complicados... além dos grupinhos de CDF e TURMA DO FUNDÃO é inevitável. Mas... tudo isso para ser superado tem que ter um sentido na cabeça do jovem que pensa: IR PARA A ESCOLA PRA QUÊ? 

SOFRER?

ACORDAR CEDO?

MINHA FAMÍLIA QUER ISSO , PORQUÊ?

ESTUDAR DÁ DINHEIRO????

FUTURO???

STATUS SOCIAL?

FAZER AMIGOS BACANAS?

GENTE QUE GOSTA DE ESTUDAR?

POR QUE???


Nossos parentes e a sociedade costuma dizer que a escola é que dá futuro, um emprego que pague melhor, ou condições para subir na vida e ter aquele carrão do ano... aquele escritório de doutor...enfim...É sempre o mesmo discurso! E adolescente nem sabe quanto custa o salário mínimonem quanto ganha um doutor de não sei o quê... Eles não sabem e nem querem saber até o dia do primeiro pagamento da vida deles....kkkkkkkk Então, entram no shopping badaladíssimo achando que podem comprar tudo e PUFF! Choque de realidade... a "grana" é muito pouquinha pro tênis e a calça jeans da marca tal e o cineminha com os amigos...
meninas de compras ilustração vetorial
Acabam comendo só o caroço da pipoca de micro-ondas mesmo!
Aí... aos 18 anos é tarde demais para rever as notas do ensino fundamental e médio... passar numa faculdade pública passa a ser AQUELE DESAFIO, sem base escolar...???
Oh! Arrependimento! Jogamos as conversas fora na hora da explicação... as festinhas de quinta.... sexta e sábado... os deveres de casa deixados na mochila, vêm tudo na cabeça do infeliz, aquela namoradinha do recreio grudenta, ou o menino bonito do terceiro ano... 
Por que a vida é dura com a gente,né?! E a semeadura é livre... mas a colheita é obrigatória! Não se esforçou, dançou legal! STATUS, só se for o salto alto bonito do casamento da mãe! 

ADOLESCER É CRESCER!

A escola para a juventude é aparentemente um desperdício de tempo, uma chatice... mas precisamos lembrar que tudo passa na vida... E depois ela cobra com o juros da injustiça social. Nosso lazer pode esperar terminar o dever de casa... o namorado e namorada ficarão mais bonitos aos 25 anos... e a festa de casamento será bem mais chic com seu emprego garantido para pagar os móveis da casa nova! Tudo que é bom na vida... requer um esforço maior!

E OS FILHOS DOS FILHOS AGRADECERÃO!

Terão todo o conforto que pudermos dar...e CULTURA... VIAGENS... FÉRIAS LEGAIS!

Já pensou...????


UMA FAMÍLIA MAIS FELIZ TAMBÉM!

SER ADULTO PODE SER MUITO BOM APESAR DAS RESPONSABILIDADES DE ALGUMAS PROFISSÕES DIFÍCEIS...

pessoas de negócios da equipe com o mapa do mundo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DEPENDÊNCIA QUÍMICA E EXCLUSÃO SOCIAL

Platatorma de Avaliação e Acompanhamento NEURON Up

ATENDIMENTO NEUROPSICOPEDAGÓGICO