THEORETICAL FOUNDATIONS-EDUCATIONAL
“... o educando inserido num permanente processo de educação, tem de ser um grande perguntador de si mesmo.” (Paulo Freire, p.23, 1985)
"... permanently housed in the student education process has to be a big question himself. "(Paulo Freire, p.23, 1985)
A prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas inicia-se na concepção pedagógica da aprendizagem de valores humanos e conhecimentos das consequências ao corpo e ao intelecto, quando se abusa do uso de algumas substâncias lícitas e outras ilícitas e tóxicas ao indivíduo. Esses conhecimentos para o jovem, parte também do exemplo e orientação da família, da escola e da comunidade em que cada um está inserido na realidade com contextos específicos.
Preventing the misuse of alcohol and other drug use begins in the design of educational learning of human values and knowledge of the consequences to the body and the intellect, when they abuse the use of some other licit and illicit drugs and toxic to the individual. This knowledge to the young, also part of the example and guidance of family, school and community in which each is inserted into the reality with specific contexts.
Para Piaget, o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes no próprio indivíduo. Assim, a aquisição desses conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas pré-existentes, quanto de sua interação com os objetos e com outros sujeitos em potencial que lhe ensine conhecimentos novos. Desta forma o conhecimento na área de drogas pode surgir por meio de especialistas estudiosos na área que tenham a capacidade de ao mesmo tempo dialogar e interagir com o meio em que os jovens se encontram.
For Piaget, knowledge is generated through a subject's interaction with his environment, from structures in the individual. Thus, the acquisition of such knowledge depends on both the pre-existing cognitive structures, and their interaction with objects and with other potential subjects that will teach you new skills. Thus the knowledge in the area of drugs may arise through expert scholars in the field who have the ability to simultaneously talk and interact with the environment in which young people meet.
Vygotsky (1998), portanto, pesquisou e desenvolveu idéias sobre o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), em que a aprendizagem do sujeito acontece no intervalo entre o conhecimento real que ele já possui e o conhecimento potencial, daquilo que ainda está desconhecido ou pouco conhecido. Todo jovem tem capacidade de aprender informações e transformá-las em conhecimentos novos com interação eficiente, mesmo que a informação seja inicialmente abstrata e sem as bases fundamentais em seu histórico de valores e conhecimentos prévios, é possível gerar transformações no modo de pensar por meio da interação. Essa dinâmica tem um papel fundamental e determinante para que o sujeito avalie o que é capaz de realizar em grupo, aprender e depois realizar sozinho, construindo um nível de entendimento maior a cada nova aquisição de conhecimentos e trabalhos com outras pessoas capazes de realizar atividades. Quanto mais complexa a interação, maior o desenvolvimento da aprendizagem.
Vygotsky (1998), therefore, has researched and developed ideas about the concept of Zone of Proximal Development (ZPD), in which learning takes place the subject in the interval between the actual knowledge that he already has knowledge and potential, what is still unknown or little known. Young people have the ability to learn information and transform them into efficient interaction with new knowledge, even if the information is at first abstract and without the foundations of its historic values and prior knowledge, you can generate changes in thinking through interaction. This is a dynamic and decisive role to assess what the subject is able to perform in groups, learn and then perform alone, building a greater level of understanding with each new acquisition of knowledge and work with other people able to perform activities. The more complex interaction, the development of higher learning.
Segundo Wallon, não é adequado postular verdades absolutas, mas, sim, revitalizar direções e possibilidades. Ele estuda que o fator orgânico é a primeira condição para o desenvolvimento do pensamento; ressalta, porém, a importância das influências do meio. O homem, para Wallon, seria o resultado de influências sociais e fisiológicas, de modo que o estudo do psiquismo não pode desconsiderar nem um nem outro aspecto do desenvolvimento humano. Por outro lado, para Wallon as potencialidades psicológicas dependem especialmente do contexto sócio-cultural. O desenvolvimento do sistema nervoso, então, não seria suficiente para o pleno desenvolvimento das habilidades cognitivas. Não bastando apenas saúde e aptidão para conhecer, aprender e desenvolver-se, sendo necessária a intervenção de outras pessoas numa interação mais ativa que promova a troca de experiências e o diálogo.
According to Wallon, it is not appropriate to postulate absolute truths, but rather to revitalize directions and possibilities. He studies the organic factor is the first condition for the development of thought, points out, however, the importance of environmental influences. The man, Wallon, is the result of social and physiological influences, so that the study of the psyche can not ignore either one aspect of human development. On the other hand, the potential for psychological Wallon especially dependent on the socio-cultural context. The developing nervous system, then there would be enough for the full development of cognitive skills. Not just by health and fitness to meet, learn and develop, requiring the intervention of others in a more active interaction that promotes the exchange of experiences and dialogue.
Segundo Ramos (2009), a escola pública no Brasil responde pelo atendimento da grande maioria da população em idade escolar. O movimento em favor da escola pública, enquanto direito fundamental de todos os brasileiros terem acesso à educação e instrução, difunde-se hoje por todo país e representa sem dúvida, um momento de amadurecimento político na geração de educadores que vêm atuando nestes últimos vinte anos. E atualmente, a comunidade escolar está articulada com a sociedade na tomada de decisões, ampliando os canais de participação por meio da APM, do Conselho Escolar e outros. A razão principal é que a escola não está ilhada, mas inserida em uma comunidade concreta, cuja população apresenta expectativas e necessidades específicas a serem levadas em conta.
According to Ramos (2009), public school attendance in Brazil accounts for the vast majority of school-age population. The movement in favor of public schools as a fundamental right of all Brazilians have access to education and instruction, today spreads across the country and is undoubtedly a moment of political maturity in the generation of educators who have been working over the past twenty years . And now, the school community is integrated with society in decision-making, expanding the channels of participation by APM, the School Board and others. The main reason is that the school is not isolated, but embedded in a concrete community, whose population has specific expectations and needs to be taken into account.
Na temática da prevenção ao uso de indevido de álcool e outras drogas, além dos conhecimentos socializados com os jovens, a família, a escola e a comunidade regional tende a tornar-se um processo dinâmico crescente de proteção, divulgação e aconselhamento em que todos estarão amparados nos alicerces básicos da informação, do diálogo e do entendimento de pontos de vistas diferenciados na mesma temática problematizadora da realidade do Distrito Federal e entorno.
On the issue of prevention of improper use of alcohol and other drugs, apart from knowledge socialized with young people, family, school and regional community tends to become a dynamic process of increasing protection, disclosure and counseling in which everyone will be supported the basic foundation of information, dialogue and understanding of different viewpoints on the same topics problematizing the reality of the Federal District and surrounding areas.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) uma das funções da escola é a formação crítica para a cidadania, na prática pedagógica é preciso ter educadores capazes de identificar possibilidades de atuação em que possam contribuir para que a educação esteja a serviço dessa construção da cidadania, além de propiciar a compreensão do significado, a importância da utilização da capacidade do educando como principal objetivo norteador da ação pedagógica. (RAMOS, p.132, 2009)
According to the National Curriculum Parameters (PCN) of the functions of a school is critical to the formation of citizenship in practice need to have educators teaching is able to identify possibilities for action that can contribute to that education is the service of this building citizenship, as well as providing an understanding of the meaning, the importance of capacity utilization as a primary goal of educating the guiding pedagogical action. (RAMOS, p.132, 2009)
Desta forma é necessário que o jovem esteja integrado nas atividades da escola para que se afaste da experimentação e do uso de álcool e outras drogas, formando uma mentalidade de auto-preservação, e disseminação de informações saudáveis que o previna de constrangimentos judiciais no envolvimento ilícito de drogas proibidas pela Lei nº 11.343/2006.
Thus it is necessary that the young person is integrated into school activities to move away from experimentation and the use of alcohol and other drugs, creating a mentality of self-preservation, and dissemination of health information constraints that prevent judicial involvement in illicit drug prohibited by Law No. 11.343/2006.
No Livro de Paulo Freire “Por uma Pedagogia da Pergunta” em que o autor faz um diálogo complexo com o educador Antonio Faundez, ele contesta a relação filosófica interessante que faz da pergunta uma auto-resposta antes de ser apenas uma pergunta aleatória do estudante:
As perguntas são perguntas que já trazem a resposta. Nesse sentido não se quer perguntas! São antes respostas que perguntas. O estudante tem de saber de antemão a resposta à pergunta que se lhe fará. Entretanto, se o ensinássemos a perguntar, ele teria a necessidade de perguntar-se a si mesmo e de encontrar ele próprio respostas criativamente. Ou seja, participar de seu processo de conhecimento e não simplesmente responder a uma determinada pergunta com base no que lhe disseram. (FREIRE, Paulo.p.23,1985)
In the Book of Paulo Freire "Pedagogy of the Question For a" where the author makes a complex dialogue with the educator Antonio Faundez, he disputes the relationship interesting philosophical question of what makes an auto-response rather than just a random student:The questions are questions that already have the answer. In this sense does not want questions! Answers are before you ask. The student must know in advance the answer to his or her will. However, if asked to teach, he would need to ask yourself and find answers himself creatively. That is, participate in their learning process and not simply respond to a specific question based on what you said. (Freire, Paulo.p.23, 1985)
As diversas teorias pedagógicas auxiliam a compreender como ocorre o processo ensino-aprendizagem, possibilitando que o professor, os pais e a comunidade possam adotar em suas práticas novas formas de enxergá-las. Não se pretende apontar esta ou aquela teoria como a mais correta e, sim, compreender a todas para que se possa escolher a que melhor se permite em cada realidade, tratando-se principalmente da prevenção à experimentação das drogas, o uso e ao abuso das mesmas, sejam elas lícitas ou ilícitas.
The various pedagogical theories help to understand how is the teaching-learning process, enabling teachers, parents and the community can adopt new practices in their ways to see them. Do not want to point this or that theory as the most accurate and, yes, all to understand that one may choose the one that best allows in each reality, especially in the case of prevention of drug experimentation, use and abuse of same, whether legal or illegal.
"... permanently housed in the student education process has to be a big question himself. "(Paulo Freire, p.23, 1985)
A prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas inicia-se na concepção pedagógica da aprendizagem de valores humanos e conhecimentos das consequências ao corpo e ao intelecto, quando se abusa do uso de algumas substâncias lícitas e outras ilícitas e tóxicas ao indivíduo. Esses conhecimentos para o jovem, parte também do exemplo e orientação da família, da escola e da comunidade em que cada um está inserido na realidade com contextos específicos.
Preventing the misuse of alcohol and other drug use begins in the design of educational learning of human values and knowledge of the consequences to the body and the intellect, when they abuse the use of some other licit and illicit drugs and toxic to the individual. This knowledge to the young, also part of the example and guidance of family, school and community in which each is inserted into the reality with specific contexts.
Para Piaget, o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes no próprio indivíduo. Assim, a aquisição desses conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas pré-existentes, quanto de sua interação com os objetos e com outros sujeitos em potencial que lhe ensine conhecimentos novos. Desta forma o conhecimento na área de drogas pode surgir por meio de especialistas estudiosos na área que tenham a capacidade de ao mesmo tempo dialogar e interagir com o meio em que os jovens se encontram.
For Piaget, knowledge is generated through a subject's interaction with his environment, from structures in the individual. Thus, the acquisition of such knowledge depends on both the pre-existing cognitive structures, and their interaction with objects and with other potential subjects that will teach you new skills. Thus the knowledge in the area of drugs may arise through expert scholars in the field who have the ability to simultaneously talk and interact with the environment in which young people meet.
Vygotsky (1998), portanto, pesquisou e desenvolveu idéias sobre o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), em que a aprendizagem do sujeito acontece no intervalo entre o conhecimento real que ele já possui e o conhecimento potencial, daquilo que ainda está desconhecido ou pouco conhecido. Todo jovem tem capacidade de aprender informações e transformá-las em conhecimentos novos com interação eficiente, mesmo que a informação seja inicialmente abstrata e sem as bases fundamentais em seu histórico de valores e conhecimentos prévios, é possível gerar transformações no modo de pensar por meio da interação. Essa dinâmica tem um papel fundamental e determinante para que o sujeito avalie o que é capaz de realizar em grupo, aprender e depois realizar sozinho, construindo um nível de entendimento maior a cada nova aquisição de conhecimentos e trabalhos com outras pessoas capazes de realizar atividades. Quanto mais complexa a interação, maior o desenvolvimento da aprendizagem.
Vygotsky (1998), therefore, has researched and developed ideas about the concept of Zone of Proximal Development (ZPD), in which learning takes place the subject in the interval between the actual knowledge that he already has knowledge and potential, what is still unknown or little known. Young people have the ability to learn information and transform them into efficient interaction with new knowledge, even if the information is at first abstract and without the foundations of its historic values and prior knowledge, you can generate changes in thinking through interaction. This is a dynamic and decisive role to assess what the subject is able to perform in groups, learn and then perform alone, building a greater level of understanding with each new acquisition of knowledge and work with other people able to perform activities. The more complex interaction, the development of higher learning.
Segundo Wallon, não é adequado postular verdades absolutas, mas, sim, revitalizar direções e possibilidades. Ele estuda que o fator orgânico é a primeira condição para o desenvolvimento do pensamento; ressalta, porém, a importância das influências do meio. O homem, para Wallon, seria o resultado de influências sociais e fisiológicas, de modo que o estudo do psiquismo não pode desconsiderar nem um nem outro aspecto do desenvolvimento humano. Por outro lado, para Wallon as potencialidades psicológicas dependem especialmente do contexto sócio-cultural. O desenvolvimento do sistema nervoso, então, não seria suficiente para o pleno desenvolvimento das habilidades cognitivas. Não bastando apenas saúde e aptidão para conhecer, aprender e desenvolver-se, sendo necessária a intervenção de outras pessoas numa interação mais ativa que promova a troca de experiências e o diálogo.
According to Wallon, it is not appropriate to postulate absolute truths, but rather to revitalize directions and possibilities. He studies the organic factor is the first condition for the development of thought, points out, however, the importance of environmental influences. The man, Wallon, is the result of social and physiological influences, so that the study of the psyche can not ignore either one aspect of human development. On the other hand, the potential for psychological Wallon especially dependent on the socio-cultural context. The developing nervous system, then there would be enough for the full development of cognitive skills. Not just by health and fitness to meet, learn and develop, requiring the intervention of others in a more active interaction that promotes the exchange of experiences and dialogue.
Segundo Ramos (2009), a escola pública no Brasil responde pelo atendimento da grande maioria da população em idade escolar. O movimento em favor da escola pública, enquanto direito fundamental de todos os brasileiros terem acesso à educação e instrução, difunde-se hoje por todo país e representa sem dúvida, um momento de amadurecimento político na geração de educadores que vêm atuando nestes últimos vinte anos. E atualmente, a comunidade escolar está articulada com a sociedade na tomada de decisões, ampliando os canais de participação por meio da APM, do Conselho Escolar e outros. A razão principal é que a escola não está ilhada, mas inserida em uma comunidade concreta, cuja população apresenta expectativas e necessidades específicas a serem levadas em conta.
According to Ramos (2009), public school attendance in Brazil accounts for the vast majority of school-age population. The movement in favor of public schools as a fundamental right of all Brazilians have access to education and instruction, today spreads across the country and is undoubtedly a moment of political maturity in the generation of educators who have been working over the past twenty years . And now, the school community is integrated with society in decision-making, expanding the channels of participation by APM, the School Board and others. The main reason is that the school is not isolated, but embedded in a concrete community, whose population has specific expectations and needs to be taken into account.
Na temática da prevenção ao uso de indevido de álcool e outras drogas, além dos conhecimentos socializados com os jovens, a família, a escola e a comunidade regional tende a tornar-se um processo dinâmico crescente de proteção, divulgação e aconselhamento em que todos estarão amparados nos alicerces básicos da informação, do diálogo e do entendimento de pontos de vistas diferenciados na mesma temática problematizadora da realidade do Distrito Federal e entorno.
On the issue of prevention of improper use of alcohol and other drugs, apart from knowledge socialized with young people, family, school and regional community tends to become a dynamic process of increasing protection, disclosure and counseling in which everyone will be supported the basic foundation of information, dialogue and understanding of different viewpoints on the same topics problematizing the reality of the Federal District and surrounding areas.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) uma das funções da escola é a formação crítica para a cidadania, na prática pedagógica é preciso ter educadores capazes de identificar possibilidades de atuação em que possam contribuir para que a educação esteja a serviço dessa construção da cidadania, além de propiciar a compreensão do significado, a importância da utilização da capacidade do educando como principal objetivo norteador da ação pedagógica. (RAMOS, p.132, 2009)
According to the National Curriculum Parameters (PCN) of the functions of a school is critical to the formation of citizenship in practice need to have educators teaching is able to identify possibilities for action that can contribute to that education is the service of this building citizenship, as well as providing an understanding of the meaning, the importance of capacity utilization as a primary goal of educating the guiding pedagogical action. (RAMOS, p.132, 2009)
Desta forma é necessário que o jovem esteja integrado nas atividades da escola para que se afaste da experimentação e do uso de álcool e outras drogas, formando uma mentalidade de auto-preservação, e disseminação de informações saudáveis que o previna de constrangimentos judiciais no envolvimento ilícito de drogas proibidas pela Lei nº 11.343/2006.
Thus it is necessary that the young person is integrated into school activities to move away from experimentation and the use of alcohol and other drugs, creating a mentality of self-preservation, and dissemination of health information constraints that prevent judicial involvement in illicit drug prohibited by Law No. 11.343/2006.
No Livro de Paulo Freire “Por uma Pedagogia da Pergunta” em que o autor faz um diálogo complexo com o educador Antonio Faundez, ele contesta a relação filosófica interessante que faz da pergunta uma auto-resposta antes de ser apenas uma pergunta aleatória do estudante:
As perguntas são perguntas que já trazem a resposta. Nesse sentido não se quer perguntas! São antes respostas que perguntas. O estudante tem de saber de antemão a resposta à pergunta que se lhe fará. Entretanto, se o ensinássemos a perguntar, ele teria a necessidade de perguntar-se a si mesmo e de encontrar ele próprio respostas criativamente. Ou seja, participar de seu processo de conhecimento e não simplesmente responder a uma determinada pergunta com base no que lhe disseram. (FREIRE, Paulo.p.23,1985)
In the Book of Paulo Freire "Pedagogy of the Question For a" where the author makes a complex dialogue with the educator Antonio Faundez, he disputes the relationship interesting philosophical question of what makes an auto-response rather than just a random student:The questions are questions that already have the answer. In this sense does not want questions! Answers are before you ask. The student must know in advance the answer to his or her will. However, if asked to teach, he would need to ask yourself and find answers himself creatively. That is, participate in their learning process and not simply respond to a specific question based on what you said. (Freire, Paulo.p.23, 1985)
As diversas teorias pedagógicas auxiliam a compreender como ocorre o processo ensino-aprendizagem, possibilitando que o professor, os pais e a comunidade possam adotar em suas práticas novas formas de enxergá-las. Não se pretende apontar esta ou aquela teoria como a mais correta e, sim, compreender a todas para que se possa escolher a que melhor se permite em cada realidade, tratando-se principalmente da prevenção à experimentação das drogas, o uso e ao abuso das mesmas, sejam elas lícitas ou ilícitas.
The various pedagogical theories help to understand how is the teaching-learning process, enabling teachers, parents and the community can adopt new practices in their ways to see them. Do not want to point this or that theory as the most accurate and, yes, all to understand that one may choose the one that best allows in each reality, especially in the case of prevention of drug experimentation, use and abuse of same, whether legal or illegal.
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